10 de setembro de 2010

Lenços de namorados

Os Lenços de Namorados, ou de Amor e de Compromisso, como por vezes também se encontram referidos, são uma preciosidade da cultura e do artesanato de Portugal, especialmente da sua região norte.
Com efeito, a "prova de amor" e de "comprometimento" que as raparigas bordavam e davam aos seus namorados -ou que, em certas vezes, os rapazes mandavam bordar para ofertar às suas amadas- já são hoje umm simbolo da tradição minhota. O autor do livro
"Lenços de Namorados, escritas de Amor", na sua conclusão citou uma frase de um grande filosofo português, Agostinho da Silva que dizia que a Portugal somente lhe restava ir pelo mundo fora, e com a sua "Grande Alma" Bordar esse mundo.Então os Lenços de Namorados poderão ser um simbolo português que, com todo o seu orgulho em o ser, atravessará fronteiras, continentes e culturas, que irá levar o nosso sentimento de paz, de alegria e, sobretudo, de amor.
(Resumo da introdução de Mário Vilhena da Cunha, autor do livro Lenço de Namorados, escritas de Amor.)
Espero que com o meus trabalhos consiga mostrar ao mundo o quão bonitos são estes lenços e a arte dos portugueses.
O lenço que veêm na imagem está quase finalizado. Foi a minha primeira encomenda.

2 comentários:

Carla Susana Guadanini Pereira disse...

Eu conheci o "lenço de namorados" em 2001 e me encantei perdidamente!!! E é por esse motivo que eu estou aqui!
Seu trabalho é encantador e merece todos os meus aplausos e reverências.
A tradição dos borddados chegou a minha região através das "Entradas", pelas mãos das esposas dos Bandeirantes que vieram desbravar e colonizar Minas Gerais. Em minha região Ribeirão das Neves e Esmeraldas(principalmente na cidade de Esmeraldas) fixou raízes profundas tornado parte da tradição local. Ganhou fama e viajou pelo mundo através das mãos talentosas das bordadeiras mineiras.
Sou sobrinha de bordadeiras e amo esse ofício.
Prabéns pelo trabalho e por divulgar essa arte tão maravilhosa.
Gostaria de convidá-la a visitar o meu blog( http://nhamocinha.blogspot.com).
Beijos carinhosos.
Carla

Cleusa Nery disse...

Nâo conheci o lenço de namorados, mas amei esta sua idéia,pois e muito importante nâo deixar acabar as artes tradicionais,tâo lindas como estas.Parabéns amiga.
beijos.
CLEUSA.